terça-feira, 9 de setembro de 2008

QUEM SE SALVA


Enquanto Botafogo e Flamengo disputam ponto a ponto, rodada a rodada, a permanência no G-4 e a esperança de afrontar o líder Grêmio, os outros dois rivais cariocas vivem o trágico dilema da luta contra o rebaixamento. Um ponto apenas, separa o Vasco na décima quarta posição do décimo sétimo, o Fluminense. Apesar de viverem o mesmo drama, o aspecto principal que ocasional tal circunstâncias são totalmente distintos.

O tricolor das Laranjeiras conseguiu no primeiro semestre de 2008, o maior feito de sua história ao chegar a final da Taça Libertadores, superando nada menos que, São Paulo e Boca Juniors. O que ninguém esperava, era que este time surpreendente cairia diante da modesta equipe da LDU do Equador. Deste então, o clube que já não vinha bem no Campeonato Brasileiro, por utilizar jogadores reservas, entrou em queda livre. O falastrão Renato Gaúcho saiu e deu vez a Cuca. O treinador ainda não perdeu no segundo turno, mas empatou demais, o que não permite que o Fluminense avance algumas posições.

Do outro lado, o Vasco convive quase todos os anos com o perigo de rebaixamento. Mas sempre o clube dá um jeitinho de ganhar um jogo aqui, outro acolá e de alguma forma sempre escapa. Porém neste ano, um retrospecto não anda ajudando em nada o time de São Januário. A equipe obteve três empates e três derrotas jogando em seus domínios. Foram 15 pontos desperdiçados jogando em sua casa. Justamente o Vasco, que já teve seu estádio considerado como o melhor alçapão em outrora.

Se existe as semelhanças por ambos brigaram contra o rebaixamento, as semelhanças param por aí. Enquanto o tricolor conta com um poderoso patrocinador que banca contratações e salários, o Vasco em contrapartida, não possui verbas em caixa até o final do ano. O ditador Eurico Miranda além de arruinar o clube nos últimos anos, acumulou dívidas e despesas para o novo Presidente, Roberto Dinamite.

Cada um está nesta situação por aspectos diferentes. Mas a competição é cruel e não perdoa vacilos. Castiga veemente quem não se prepara adequadamente. O castigo, todos conhecem bem. Um mergulho pelas profundezas da Série B, deixando o time de molho por uma temporada ou mais. Ainda restam quatorze jogos para Vasco e Fluminense se afastarem da zona de degola, mas se ambos mantiverem esta pífia performance, farão um bonito clássico pela segundona.

Nenhum comentário: