terça-feira, 24 de março de 2009

GAROTOS DE OURO

Após muitas décadas o torcedor alvinegro está enfim podendo acompanhar a presença de promessas das categorias de base, entre o elenco profissional. Desde que o jovem Renan entrou na fogueira ano passado, para substituir o uruguaio Castillo nas finais do Estadual, a torcida tem cobrado com mais veemência pela utilização dos garotos. Somente neste ano, já foram lançados ao grupo principal, o zagueiro Alex Lopes, o lateral Gabriel, os volantes Jougle e Wellington Júnior e os atacantes Laio e Júnior. Há quem defenda a tese de que alguns destes, já poderiam estar presentes no time titular, como o caso de Gabriel.

O técnico Ney Franco adota uma filosofia diferente da qual gostaria o torcedor. Ele prefere insistir com jogadores limitados como o Émerson, Léo e Lucas Silva o Alessandro, do que promover as pratas da casa como titulares. Diante da situação confortável, já garantido nas finais e com toda a fragilidade dos adversários pequenos da Taça Rio, é um desperdício o treinador não aproveitar a ocasião favorável para testar seus jovens talentos. Teimosia ou receio? Confesso que não entendo o por que. O Gabriel tem capacidade para assumir a camisa 6, assim como o atacante Laio, poderia ter sido aproveitado no longo período de ausência do ataque titular, mas não foi o que aconteceu.

Mas a situação atual é positiva se comparada ao passado recente. Se não me falha a memória, o último jogador revelado no Botafogo a chegar a Seleção Brasileira, foi o já veterano Beto, que surgiu em 1994. Uma média de causar vergonha para a equipe que historicamente, mais cedeu jogadores ao Brasil em mundiais. Os últimos que chegaram ao time profissional não deixaram saudades, como por exemplo, o atacante Almir, o meia Magno ou então os volantes Leandro Carvalho e o Thiago Xavier. Maurício Assumpção está buscando recursos para fortalecer a base do clube. Possuindo mão de obra de qualidade basta colher o resultado.

6 comentários:

Vinicius Grissi disse...

O Ney Franco sabe usar a garotada e esperar o momento certo. Fica tranquilo que o Botafogo vai lançar os garotos da base quando for a hora, para não queimar. Como você disse, para um time que há anos não revela ninguém, é ótimo ver a meninada tendo oportunidades.

Wilson Oliveira disse...

Fernando, as vezes eu também tenho essa impressão, como torcedor, do Flamengo. Vejo garotos da base capacitados, que foram promovidos ao profissional, mas que não recebem chances na equipe titular.

Mas quando isso acontece, acho que não devemos criticar tanto. O treinador, por mais que não tenha agradado tanto a torcida (ou parte dela) acompanha o clube dia-a-dia e comando os treinos.

Acredito que se ele ainda prefere aguardar para lançar esses garotoso, algum motivo deve ter. Enquanto isso, em outros times, alguns jovens são lançados de cara e ainda recebem a alcunha de salvadores da prata. Muita das vezes são queimados e possuem a sua carreira (pelo menos o inicio) sendo prejudicada profundamente por não aguentarem o tamanho da pressão.

Forte abraço!

Ruy Moura disse...

Amigo, acho que o Ney Francoestá dando chances aos mais novos. Não devemos mandar a garotada para a fogueira. Ele está testando com cautelas e eu não discordo disso. Sempre que os jogos estão mais seguros o Ney avança com a garotada.

Mas garotada que não tem craques -como esta - tem que ir devagar...

Abraços Gloriosos!

Blu disse...

Não é só o Ney Franco, mas essa situação de dar moral à base tem partido também da nova diretoria do Botafogo. Estão de parabéns!

Impasse Livre disse...

gosto do renan, mas o acho muito afoito. precisa ainda de mais cancha. agora se a base está aí e vai ser valorizada, muito tb se deve ao bvebeto não esqueçamos disso, pois esses jogadores não se formaram nessa administração ainda, e vejo muito revanchismo no botafogo com o bebeto, que foi quem fez o clube resgatar a sua dignidade e orgulho (e isso não tem preço)...abraços, leandro

Persio Presotto disse...

Ei, Fernando, bacana teu Blog! Boa sorte pro Fogão amanhã contra o Flu! Abs, PP