quinta-feira, 4 de setembro de 2008

ELE É BRASILEIRO E NÃO DESISTE NUNCA


Se existe um atleta marcado pela imagem da dor, este é Ronaldo. Entre tantas contusões ao longo da carreira, nada mais nada menos do que três rompimentos nos joelhos. Sendo os dois primeiros no joelho direito e agora no esquerdo. Em sua primeira entrevista coletiva após sua cirurgia, desanimado ele falou: “o coração manda voltar, mas meu corpo mostra sinais de fadiga”. Esta afirmação transpareceu a idéia de que o fenômeno desistiu de lutar contra seu corpo. Mas esta semana, sua atitude se fez contraditória a declaração passada.

O que ele quer simplesmente é voltar a jogar. Se irá conseguir após alguns longos meses de tratamento e fisioterapia que terá que se submeter é outra sentença. Ronaldo já deu inúmeras provas de sua força de vontade. Seria uma calamidade, o futebol perder um talento desta triste maneira. Sem o merecido direito a um último campeonato, sem uma partida de despedida. Alguém que foi eleito o melhor jogador do mundo em três oportunidades, merece um desfecho digno para sua brilhante carreira, construída com dribles, gols, arrancadas e sobretudo títulos.

O fenômeno começa nesta semana a se tratar aonde ele sempre quis estar. O Flamengo lhe abriu as portas não só para sua recuperação, mas para uma breve realização de um sonho. Sonho de ambas as partes. Mas a possibilidade de Ronaldo vestir a camisa rubro-negra caso tenha sucesso em seu regresso ao futebol, pode novamente ser adiada. Isso porque o clube inglês que gastou uma fortuna com Robinho, o Manchester City, acena certo interesse na contratação do fenômeno em dezembro. Como está sem clube no momento, desempregado melhor dizendo, evidentemente ele ouvirá com carinho a proposta inglesa.

Particularmente não o vejo, em condições de disputar uma temporada européia ou mesmo um Campeonato Brasileiro, apesar de torcer para que eu esteja enganado. Reconheço seu valor para o futebol mundial e por isso, espero que ele possa surpreender a todos novamente e recomeçar o último estágio de sua trajetória nos gramados. Com muitos quilos acima do peso ideal, o desenrolar dos próximos meses, responderá a Ronaldo e ao mundo, se ele ainda é capaz de lutar contra a dor.

Um comentário:

Saulo disse...

O Ronaldo já teve várias lesões e pode sim voltar a jogar. Isso, já aconteceu com ele, mas agora será muito difícil ele superar novamente essa lesão. Vamos aguardar.