quarta-feira, 17 de setembro de 2008

ENCONTRO DE GERAÇÕES

> >

A história recente do meu querido Botafogo, pode ser relacionada ao nome Túlio. No início dos anos 90, quando eu começara a pegar gosto em torcer pelo alvinegro, um artilheiro falastrão chegava ao clube para revolucionar a história. Logo ganhou o codinome Túlio Maravilha, devido ao seu infalível faro de gol. Se tornou artilheiro e caiu de vez nas graças da torcida. Anos mais tarde, outro jogador, coincidentemente de mesmo nome, chegou à equipe só que em circunstâncias totalmente desfavoráveis. O volante Túlio assim como seu homônimo, também surgiu no Goiás para o futebol. Mas este veio a equipe, para reerguer o clube que disputava a segunda divisão do Brasileiro.

Duas épocas diferentes mas de importância marcante na saga do Botafogo. Túlio Maravilha foi o goleador que deu o inédito título nacional do meu glorioso. Enquanto o outro Túlio, fez parte da heróica campanha de retorno a Séria A em 2003. Dois ídolos que escreveram seu nome no hall da fama em General Severiano. Hoje o volante Túlio, é mais do que uma peça importante no esquema tático da equipe, ele é um ícone de garra, como um motor que impulsiona o time. Pense em alguém que corre como um louco, que briga, gesticula, bate quando preciso e ainda marca gols, esse é o Túlio que a galera venera.

Já o célebre camisa 7 do Botafogo na década de 90, ficou famoso não só pelo exímio poder de finalização, mas também por seu jeito irreverente e cômico de ser. Quando ele aparecia em entrevista que antecedia a algum jogo, ele soltava o verbo e prometia fazer tantos gols e nomeava a cada um deles. Bem ao seu estilo, me recordo de uma sátira que ele pronunciava pra cutucar seu desafeto Romário. “urubu, urubu, urubu otário, quem tem Túlio não precisa do Romário”. Com provocações deste tipo, ele alfinetava adversários e desdenhava seus rivais.

Esta semana foi aprovado o novo Estatuto do clube e lançado a candidatura de Carlos Augusto Montenegro a Presidência, que está cogitando a possibilidade de trazer Túlio Maravilha para o fogão. O artilheiro que esperava pelo convite para 2010, ficou surpreso com o interesse antecipado. Ele nunca escondeu de ninguém o desejo de marcar o milésimo gol pelo glorioso. Será o encontro de duas gerações de ídolos. Como torcedor, aguardo ansiosamente por este momento. Dois gigantes, que merecem toda honra e toda glória, por tantos serviços prestados.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tulio é um grande jogador.
ele esta jogando muito bem.
e ira fazer o gol 1000, naõ sei se vai como botafogo, mas ira fazer

Leo FVM disse...

O nome Tulio ja esta na alma do Fogão!!!

Pâm Cristina LF* disse...

Idolo é Idolo né!!
=D

Saulo disse...

Túlio Maravilha é um jogador fantástico e revolucionou a história no Botafogo. Coincidência ou não esse Túlio que está agora no Botafogo é um jogador sensacional como o Túlio Maravilha.
São realmente dois grandes ídolos que não vamos esquecer tão fácil.
O Túlio Maravilha sempre será bem vindo no Botafogo e para o campeonato carioca seria legal o deixar jogar e se depender do desempenho dele, quem sabe no campeonato brasileiro 2009.