domingo, 30 de novembro de 2008

PEIXE FORA D'ÁGUA

Quando surgiu no Santos em 2002, grande parte dos brasileiros apontaram aquele garoto endiabrado como o futuro do futebol brasileiro. Robinho pedalava, dava assistências e mesmo assim ainda marcava muitos gols com a camisa 7 do time da Vila Belmiro. Naquele ano, Robinho e companhia deram o inédito título brasileiro ao peixe. Feito que se repetiu em 2004.

O garoto começou a mostrar parte de sua personalidade, quando forçou sua saída do clube que o revelou, rumo ao Real Madrid. Após tapas e beijos, o atacante seguiu seu destino para Espanha. Logo na estréia ele superou as expectativas e deixou a entender que ali era o seu lugar. Pouco tempo depois, a crítica começou a bater em sua porta após uma fase de irregularidade. Mas Robinho seguia em sua jornada de altos e baixos.

Seu futebol me enganou até a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, quando o jogador sucumbiu junto de toda equipe brasileira naquela medíocre campanha. Depois daquele momento, comecei a enxergar Robinho, como apenas um mero pipoqueiro que se limita a firulas. Seu futebol pouco objetivo com excesso de dribles já não encantava mais com em outrora. Então ficava óbvio porque seu desempenho era tão questionado no Real Madrid.

Na Seleção de Dunga, Robinho possui cadeira cativa, mesmo após atuações apáticas. As pedaladas tão ovacionadas já não têm o mesmo efeito. Mas seu surto total ocorreu no final do mês de julho, quando na véspera do encerramento da janela de transferências européias, o jogador cedeu uma entrevista coletiva implorando para que algum clube o tirasse da Espanha, no caso o Chelsea era seu sonho.

Fim de novela inesperado. O Manchester City recém comprado por um bilionário tailandês veio com um caminhão de dinheiro e levou o revoltado atacante para fazer parte de um elenco apenas mediano na Premier League. Algumas atuações convincentes e outras nem tanto e o jogador dá sinais de repetir a mesma saga que ele deixou em Madrid. Após assistir ao clássico entre seu time contra o Manchester United, me dei por convencido de que Robinho não passa de mais um driblador. Um novo “Denílson”.

A partida vencida pelos diabos vermelhos foi mais uma grande chance desperdiçada por Robinho de mostrar seu valor. E o atacante ainda sonha em um dia levar o prêmio de melhor jogador do mundo. Leve devaneio. Alguém que não pensa coletivamente, que não assume a responsabilidade quando precisa e que sequer decide na hora H, como pode hesitar com tal premiação. Um peixe fora d’água, que está tão perdido na Inglaterra quanto esteve na Espanha.

10 comentários:

Vinícius Barros disse...

Acho e sempre achei ele um "moleque mimado", marrento e que acha que joga mais do que realmente joga!

Concordo com tudo que disse!

Abs!

Papagaio [BFR] disse...

Mas ele foi para um campeonato mais difícil, no Inglês não tem esse papo de medio/pequeno não... Todo jogo é uma decisão... O Robinho é o que tem mais qualidade naquele time, mas quem se destaca é o carequinha que esqueci o nome rsrsrschem

Fernando Gonzaga disse...

o Robinho alé de marrento é mascarado...sei que ele tem qualidade para contribuir com seu time, mas seu ego de super estrela não permite que ele jogue coletivamente, por isso nunca vai chegar ao topo....

abraço!!

Vinicius Grissi disse...

O Robinho é um grande jogador. Tem técnica e sabe o que fazer com a bola. Mas ainda é jovem e está em evolução. Quando atingir a maturidade, com certeza, será um dos maiores craques do mundo.

Fernando Gonzaga disse...

reconheço que o Robinho tem habilidade acima da média e é um jogador inteligente...mas só isso não basta...olha quantas vezes ele desperdiça um ataque por abusar de dribles...não penso que esta maturidade ele vá alcançar um dia...

Jogo Aberto disse...

robinho ontem não jogou nada, mas save jogar muito.

Vinícius Barros disse...

Fernando, viu os jogos do campeonato inglês ontem?

Só jogaço! City 0x1 United; Chelsea 1x2 Arsenal; entre outros!

Essa semana estou rindo a tôa, apesar do Botafogo ter passado um novo vexame, os Gunners ganharam, o Flamengo teve um novo papelão e o Vasco está como está!

Abs!

Almirante disse...

O robinho precisa de um pouco mais de humildade. Precisa baixar a bolinha dele e começar a de fato jogar. Futebol ele tem, talvez não na qualidade que o mesmo julga ter. Num time mais arrumado, onde ele ocupe a posição de coadjuvante e não de artista principal, ele renderia bem mais.

grande abraço!

Fernando Gonzaga disse...

de fato, os jogos do finde da Premier League foram bacana...gostei da derrota do Chelsea...

não foi só ontem que o Robinho não jogou nada...ele brilha em uma partida, depois eleva o seu ego e ele some...

Anônimo disse...

Por mim o Robinho seria banco na seleção para Kaká e Ronaldinho!! Porém para o Dunga ele é o único intocável, o único que não sai do time!! Outro que engana é o Diego, a abordagem utilizada com eles na epoca de Santos foi inadequada, aparecendo em programas de televisão e talz. Hj são esses jogadores instáveis que não conseguem se firmar na seleção e que hj estão em clubes medianos que não brigam por grandes conquistas no badalado futebol europeu!