segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O MESMO FINAL DE SEMPRE

Depois de sete meses de espera, enfim chega ao fim o Campeonato Brasileiro mais irado da história. Um tal de sobe e desce, favoritos pipocando na hora H, tropeços seguidos de goleadas, tudo isso foi uma constante na competição. Mas vamos relembrar o início dela para comprovar os primeiros episódios. Palmeiras, Internacional, Fluminense, Fluminense e Cruzeiro eram os francos favoritos ao título. Isso em consenso de praticamente todos os veículos esportivos.

Logo de cara, o Flamengo arrancou na frente e por 10 rodadas ninguém alcançou os cariocas. Até que, alguém tido como azarão, arrancou e assumiu a primeira colocação. O Grêmio de tantas decepções no primeiro semestre encaixou um futebol interessante e bradou a fazer fila no campeonato. Inclusive, faturando o título simbólico de campeão do primeiro turno. Lá em baixo a coisa tava feia para Santos e Fluminense. E a disputa da Libertadores ganhava outro intrometido, o Botafogo.

Notem que até o momento, o São Paulo não fez nada de extraordinário e, portanto caminhava sem grande alarde. Quem se atreveu a no início do segundo turno a desbancar os gaúchos foi o Palmeiras. A equipe de Luxemburgo até chegou a me enganar, me fazendo pensar que esse título iria rumo ao Parque Antártica. Mas logo me convenci do contrário, ao ver os vários tropeços alvi verde. O Cruzeiro foi quem mais tempo ficou no G-4, mas pergunte quem acreditava neles?? A resposta é, como alguém poderia apostar em uma equipe que aniquilava seus rivais dentro de casa e fora era totalmente irreconhecível.

Fluminense e Santos começaram a despertar enquanto Vasco, Atlético PR e Figueirense desciam à ladeira. E o tricolor paulista só foi ganhar notoriedade, após aquele clássico contra o Palmeiras. Mesmo sem a vitória, todos os rivais perceberam que o atual campeão estava mais vivo do que nunca. O que se comprovou até a última rodada. Sem perder há 18 rodadas, o time de Muricy abocanhou o caneco pelo terceiro ano consecutivo, tirando o doce da boca de muita gente, especialmente do azarão Grêmio, que com seu elenco limitado mostrou-se muito mais forte do que se anunciava.

Vasco e Figueirense junto de Portuguesa e Ipatinga enxugam suas lágrimas e começam a projetar o planejamento para disputar a Série B em 2009. Rebaixamento é horrível, mas não é o fim do mundo. Olha o exemplo de Corinthians e tantos outros que desceram e deram a volta por cima. Cruzeiro e Palmeiras acabaram garantindo sua presença na Libertadores, assim como o Grêmio que lutou até o final em busca do título, enquanto o Flamengo ficou pelo caminho. Mas novamente, a Taça foi parar no Morumbi. Aliás, pela sexta vez ela segue este destino. Já está na hora, dos demais clubes criarem vergonha na cara e aprenderem como se realiza um bom planejamento e como se oferece condições ideais para seus profissionais alcançarem o melhor resultado. Do contrário, vamos continuar a assistir o Rogério Ceni e companhia levantando a Taça e se gabando em rede nacional...

6 comentários:

Daniel Reiner disse...

O fator preponderante desse tão decantado planejamento sãopaulino é a permanência do treinador por esse período. O Flamengo parece que não vai ficar com o Caio Jr., o Grêmio pode não ficar com Celso Roth e até o Palmeiras pode mudar o treinador. Depois não adianta querer advinhar o segredo do São Paulo, porque não há segredo algum.
A torcida e alguns dirigentes do São Paulo fizeram de tudo prá tirarem o Muricy do clube e ele só permaneceu graças ao presidente Juvenal Juvêncio.

O que ninguém sabe é se comprar árbitro faz ou não parte desse "planejamento".

(Visitem sempre o 1982 Esporte Clube)

FORTE ABRAÇO!

Jogo Aberto disse...

o grande campeão.

Ricky_cord disse...

O São Paulo soube ser a equipa mais regular. Depois do Corinthians agora é o Vasco a descer. Os históricos estão a passar dias difíceis.

Rodrigo Estevam disse...

3 anos Fernando, 3 anos de São Paulo dominando o campeonato brasileiro, este ano até pensei que seria diferente, mas...

cara largando um pouco do futebol, como estão as coisas por ai em Blumenau? já mandei algumas doações gostaria de saber alguma coisa, se puder me informar!

Abraços!

Rodrigo Estevam
driblenet.blogspot.com

Vinicius Grissi disse...

Um Campeonato brilhante e emocionante. O São Paulo está um passo a frente dos outros. Mas há dois anos atrás estava 3 ou 4 passos. O ano que vem promete ainda mais!

Saulo disse...

Foi o campeonato mais equilibrado e emocionante que já vi.