quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

RETRANCA, SUFOCO E A VAGA GARANTIDA NA FINAL



Eu e o restante da torcida alvinegra torceu o nariz ainda no final de 2008, quando foi anunciada a contratação do volante Fahel. Quase 3 meses depois, o jogador vindo do Goiás aumentou consideravelmente o aproveitamento das bolas aéreas para o glorioso. Em tese foram quatro gols do camisa 8, 3 deles em cabeçadas após cobranças de escanteio. Taticamente ele vem surpreendendo a todos, e mesmo ainda não sendo um exímio marcador, está em alta devido a seu eficiente apoio ao ataque.

O esquema com muitos marcadores utilizado pelo técnico Ney Franco permite aos volantes que saiam sem perigo para o jogo. E sua teimosia vem dando certo, mesmo contrariando a torcida, que prefere a presença de Batista ao invés de Léo Silva e que implora pela saída do estabanado zagueiro Émerson. A partida diante do Fluminense estava anunciada que seria pressão do tricolor versus os contra ataques botafoguenses. Mas o primeiro tempo ganhou emoção, com bons momentos do atacante Reinaldo que incomodou a defesa adversária.

A volta para o segundo tempo com o placar de 1 a 0, deixava claro qual seria a postura das equipes. Até achei que o Botafogo se fechou ao extremo, abdicando completamente de avançar, fazendo com que toda a segunda etapa, o Fluminense permanecesse no setor ofensivo. Beneficiado pela falta de criatividade e do pobre repertório tricolor, os alvinegros saíram de campo consagrados por interceptarem todas as tentativas alheias. Após o sufoco, o alívio de chegar a mais uma final de Taça Guanabara.

Desta vez, a final não será decidida em um clássico, mas sim contra o surpreendente Resende, que aprontou pra cima do Flamengo. Como é provável a ausência do artilheiro Victor Simões na partida, Ney Franco deve repetir esta escalação. Desde que a postura seja aquela do primeiro tempo, não me oponho quanto a seus preferidos. O que é difícil de aturar, é um time que marca um gol e se posiciona totalmente na retranca. Isto não é tática para se confiar, ainda mais em uma final decidida em apenas um confronto. Chega de contar com a sorte. É hora de se impor como o clube grande que somos.

10 comentários:

cfafutebolmenor disse...

Agora quero ver no que vai dar a final da taça Guanabara. De um lado toda a tradição do Botafogo, já do outro a vontade de aparecer no mercado da equipe do Rezende, que já eliminou o Flamengo na semi final, e com um jogo sem muito compromisso deverá também ir pra cima do Botafogo, Como Flamenguista que sou gostaria que o Rezende ficasse com o título, mais como amante do futebol, acho q o Botafogo deve fazer a lição e sagrar campeão da Taça GB, pois equipe que investe tem que ter o retorno. um abraço Fernando, eu to tambem com um blog quero noticiar os acontecimentos aqui da escola de futebol, espero contar com umas dicas suas para fazer o melhor para divulgar ele. abraço
Thiago Schmitt "Parrudo"

Blu disse...

Parabéns ao Botafogo. Mais uma vez chegando em uma decisão.

Acho que chegou a hora. Não vai dar pro Resende.

Abraço, amigo!

Vinicius Grissi disse...

Pode conferir. Desde o início do ano, tenho defendido aqui nos meus comentários a montagem deste time do Botafogo. A torcida ainda terá muitas alegrias com este elenco que é jovem e lutador e comandado por um ótimo treinador.

Impasse Livre disse...

Pela moral deu botafogo, pela ética deu botafogo, pela tecnica deu botafogo e pela raça deu botafogo... que domingo contra o resende vença quem jogar limpo e na bola, sem mutretas e arm,ações e que fla e flu agonizem na beira do caos, mutreteiros e molambos que estão sendo!

Daniel Leite disse...

Não acompanhei o jogo, mas considero elogiável a postura de Ney Franco. Não que seja necessária uma conduta excessivamente defensiva, mas parece claro que a força do Botafogo está no conjunto, no equilíbrio. Ao contrário, o Fluminense é a equipe da bagunça composta por elementos individuais mais brilhantes. Ganhou quem soube ser compacto e dosar a estratégia. Pelo menos, foi isso que acompanhei de boa parte dos órgãos de comunicação - inclusive por aqui.

Porém, contra o Resende, a postura deve ser outra, concordo. É hora de impor-se.

Até mais!

Ruy Moura disse...

QUE AMANHÃ OS DEUSES DA BOLA ESTEJAM CONNOSCO!!!

Saudações Gloriosas!

Pâm Cristina LF* disse...

Oi tudo bemm??
Esta na final isso é importante!
Bjo

Ruy Moura disse...

QUE HOJE SEJA UM DIA SORRIDENTE ATÉ AO FIM!

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

E PARABÉNS!

Ricky_cord disse...

Está a ir muito bem esse Fahel que passou sem grande sucesso por Portugal. Abraço