segunda-feira, 9 de março de 2009

PAULISTAS X CARIOCAS


Salvo pelo gol que marcou o retorno de Ronaldo aos gramados, o clássico paulista foi imensamente fraco tecnicamente, muito aquém de um Palmeiras e Corinthians. Mas este futebol frágil não foi privilégio apenas deste único jogo, como também dos demais clássicos do Campeonato Paulista. Falo isso, até pelo ar de superioridade paulista, que insiste em afirmar que a competição de São Paulo é superior a do Rio de Janeiro.

Em parte concordo que tecnicamente o Campeonato Carioca é inferior ao de São Paulo, mas em contrapartida, os clássicos do Rio são imensamente melhores e mais agradáveis. O espetáculo do público é mais caloroso, os cânticos criativos e até o desempenho nos gramados, superam de longe, aquela monotonia que paira nos jogos entre os clubes grandes de São Paulo. Sem contar que a média de público no Rio de Janeiro também é maior.

É claro que em termos de organização, os clubes paulistas estão anos luz a frente dos cariocas, que ainda sofrem com problemas estruturais, como por exemplo, a falta de um Centro de Treinamento adequado e o pertinente incômodo dos salários atrasados. A própria hegemonia nas competições nacionais indica esta desigualdade. A única coisa que salva a reputação do futebol carioca, são seus emocionantes clássicos. Apenas isto foi o que restou de bom do campeonato mais charmoso do Brasil.

3 comentários:

Blu disse...

Bom..
Em questão de comparação estrutural, não existe mesmo. Tirando o Corinthians, todos os grandes de SP tem seu estádio. Aqui no Rio, apenas Vasco e Botafogo.

Se for botar na balança títulos, acredito que São Paulo também fique à frente. Mas números são só números.

Cada clube tem sua grandiosidade particular. E isso todos sabemos bem.

Daniel Leite disse...

Concordo contigo, Fernando.

Nem é necessário comentarmos a respeito da vantagem do campeonato e de clubes paulistas sobre os co-irmãos fluminenses. É toda aquela história de pagar em dia (às vezes, isso também falha em SP), montar elencos com um certo senso de planejamento etc.

Quanto aos clássicos, o problema de SP é ligado à falta de palcos adequados. Não existe um estádio não-particular em SP que seja capaz de atribuir aos grandes jogos um glamour semelhante ao dos clássicos cariocas. Daí, sempre caímos no velho dilema do Morumbi: neutro, ou não? Para mim, não.

Até mais!

Vinicius Grissi disse...

Concordo com você que os clássicos cariocas são mais legais.

Mas em termos de equipes, estruturas, etc, o futebol carioca está anos luz atrás do paulista.