
Desde as últimas edições da Copa do Mundo, a seleção brasileira deixou de ser a unanimidade no conceito do torcedor. A paixão pelos clubes tem ganhado outras dimensões a ponto de fazer frente ao amor pela própria pátria. O futebol arte que encantava ficou em um passado distante, assim como a identificação do povo com os lendários craques da seleção canarinho. Passaram se os anos e o respeito e admiração ficaram de lado, aumentando a força dos times.
Antes a disputa recaia sobre qual time cedia o maior número de jogadores ao Brasil. Hoje as convocações dividem opiniões, pois muitos torcedores não ficam satisfeitos em perder seus destaques para a seleção. A má vontade de alguns medalhões em servir a nação nos últimos tempos também contribuiu para este afastamento entre torcedor e seleção. A CBF que é a entidade máxima do futebol nacional, deixa muito a desejar e também tem parcela de culpa. Enfim, o próprio Brasil se fez perder o respeito.
Confesso que há tempos perdi o prazer de acompanhar as partidas da seleção. Desde aquela misteriosa Copa de 98, que não vejo os jogos com o mesmo entusiasmo de outrora. Apesar das inúmeras tristezas que o meu clube tem me causado, não troco em hipótese alguma, o Botafogo pela seleção. Não chego ao ponto de torcer contra o Brasil, mas vejo suas partidas com naturalidade, sem aquela tocante vibração, que me contagia a cada vez em que o alvinegro entra nos gramados. E você, o que prefere? Vote na enquete e deixe sua opinião.
7 comentários:
Fernando,
Acho que atualmente todos preferem seus clubes! Eu não hesitaria em torcer, e muito, para o Vasco, caso este enfrentasse a seleção estrangeira, ops! Brasileira.
ufa!! fico aliviado depois deste comentário, pois pensava que eu seria esculaxado por este post...
abraço!!
Que isso, Fernando? Pode ficar tranquilo quanto à reação dos leitores. Duvido que não haja unanimidade em relação à prefer~encia de cada um.
Particularmente, não encaro a Seleçâo como objeto de nacionalismo ou patriotismo,não. Durante anos torcí contra,mesmo. Hoje torço pelo sucesso do Dunga.
Mas entre Cruzeiro e Seleção, claro que fico com meu time.
FORTE ABRAÇO!
Sem sombra de dúvidas, os clubes. se essa pergunta fosse feita na década de 80, quando havia briga no bar sobre quem, seria convocado de seus clubes, talvez a dúvida imperasse, mas hoje certamente não. Na europa, eu não sei...rs
Com certeza, a seleção não desperta mas a mesma paixão. Mas continua sendo um assunto de grande interesse para todos os apaixonados por futebol. Todos gostam de vê-la jogando, mesmo que o resultado não importe tanto.
"Confesso que há tempos perdi o prazer de acompanhar as partidas da seleção. Desde aquela misteriosa Copa de 98, que não vejo os jogos com o mesmo entusiasmo de outrora"
É bem por aí, Fernando. Mas pareço namorada de malandro. Sempre me decepciono com a seleção, mas nunca deixo e esperar ansiosamente e ver o próximo jogo.
Mas claro que prefiro ver meu clube!
Abraços!
diletra.blogspot.com
uma pergunta simples: o que você prefere? seu time campeão da Libertadores ou o brasil campeão da copa do mundo?
eu particularmente prefiro ver meu Cruzeiro campeão das Américas!
Postar um comentário