segunda-feira, 9 de novembro de 2009

FINALMENTE, A ENTREVISTA COM TÚLIO MARAVILHA

Primeiramente eu gostaria de agradecer ao apoio dos amigos blogueiros e pedir desculpas pela demora em postar esta tão esperada entrevista com o Túlio Maravilha. Gostaria de revelar para quem não sabe, que ele é realmente aquela figura carismática que aparenta ser. Um cara divertido, determinado, que atende a todo mundo sem arrogância e com muita humildade. Estou feliz por ter realizado meu sonho e aqui abaixo redige os melhores momentos desta conversa proveitosa que tive com ele, meu ídolo de infância.

Início no Goiás e contribuição do Felipão em sua carreira?
Túlio: Sou eternamente grato ao Goiás, clube que me deu a base, que me formou e projetou para o futebol brasileiro. O Felipão foi àquele cara que me buscou nas categorias de base do clube e me deu todo apoio necessário para entrar no time profissional sem pressão. Ele disse com seu jeitão gaúcho de ser “Vai lá guri e faz o teu futebol, não se preocupe com nada que a responsabilidade é minha”, e nestas palavras eu tive todo o respaldo para entrar e dar o meu melhor.

Passagem relâmpago pela Europa e se ficou ressentimentos por não ter permanecido lá?
Túlio: A minha ida para o futebol suíço me deu muita maturidade e só. Até hoje em dia o futebol suíço representa pouco a nível mundial. Tudo isso foi me desmotivando. A falta de calor humano, de uma torcida acolhedora, me fez decidir voltar para o Brasil. Não tenho ressentimentos não, na verdade faltou oportunidade mesmo. Quando estava no auge em 1995, havia muito interesse do futebol japonês, mas da Europa nunca chegou nada de concreto.

Chegada ao Botafogo e início da era Túlio Maravilha?
Túlio: Eu cheguei ao Botafogo em um momento em que um clube estava passando por uma reformulação estrutural. O time estava sem títulos, carente de ídolos e necessitando ressurgir no cenário nacional. Tive a felicidade de marcar três gols na estréia diante do América e daí em diante caí nas graças da arquibancada, que soltou o coro “Túlio Maravilha nós gostamos de você, Túlio Maravilha faz mais um pra gente ver”. O Botafogo caiu como uma luva pra mim e vice versa.

Campanha do título em 95 e pressão?
Túlio: Apesar das boas campanhas em 94 e no carioca de 95, eu ainda não tinha sido campeão com o time, fato que começou a gerar críticas a meu respeito. Mas graças a Deus o Botafogo formou um excelente time, com grandes peças, um grande treinador, capaz de quebrar aquele jejum de títulos. A grande arrancada daquela campanha foi na vitória diante do Flamengo por 3 a 1, com um gol meu, que embalou a equipe de vez rumo as finais. Contra o Santos, havia uma grande pressão, eles saíram do Maracanã cantando vitória e no Pacaembu sentiram a força do Botafogo.

Protagonista do título e artilharia?
Túlio: Esta história de protagonista é porque o homem gol é o cara sempre mais visado. Apesar dos meus 23 gols naquela campanha, sempre alerto que, se não fossem as defesas do Wágner, a defesa sólida, os laterais apoiando, o Sérgio Manoel e o Donizete colocando as bolas pra mim, nada teria adiantado. O grupo só foi campeão porque todo o grupo estava concentrado, desde o roupeiro ao presidente, os méritos são de todos.

Ambiente no grupo e desavenças com o Gottardo?
Túlio: O grupo era heterogêneo, cheio de vaidades, com muitas cabeças diferentes, que nem sempre pensavam da mesma forma. Só que dentro de campo todo mundo deixava as diferenças de lado e honrava a camisa. O Gottardo por ser o capitão e um dos jogadores mais experientes do grupo, não aprovava o fato de eu ser mais extrovertido, de brincar com os adversários, ele julgava que eu estava dando armas ao inimigo. Só que sempre fiz isso, confiando em Deus, no meu potencial e na qualidade do time. Anos depois nos encontramos em um Botafogo e Cruzeiro, e fizemos as pazes deixando as mágoas de lado.

Maior arrependimento?
Túlio: Com certeza foi ter deixado o Botafogo em 1997. Se pudesse voltar no tempo, eu teria abdicado de tudo para seguir no glorioso e me tornar um ícone no clube, assim como Rogério Ceni e Marcos são para seus clubes. Mas aquele negócio de um novo desafio na carreira mexeu comigo e eu acabei fazendo a escolha errada. Senão estaria até hoje lá, já teria quebrado os recordes e teria feito o milésimo gol.

Romário é um inimigo ou rival?
Túlio: Não tenho inimigo, não guarda mágoas nem rancor de ninguém. O Romário sempre foi um grande rival. Uma rivalidade sadia entre dois grandes artilheiros do futebol mundial.

Que lição tirou da fase decadente de sua carreira?
Túlio: Passei por clubes de todas as divisões e de todo tipo. Joguei em campo esburacado, viagem de ônibus, vestiários lastimáveis, hotel de 5ª categoria, mas por amor a profissão nunca desisti. Sempre encarei aquilo como uma nova prova em minha vida, que precisava ser superada e assim dei a volta por cima.

Injustiçado no Vila Nova?
Túlio: Uma coisa inexplicável. Fui artilheiro do Campeonato Goiano em 2007 e 2008, ajudei o Vila Nova a subir da Série C para a Série B, fui artilheiro da segundona e ficamos por um triz de chegar a primeira divisão. Mas houve quem me culpou, devido a um pênalti que eu desperdicei em uma partida. A vaidade de alguns dirigentes acabou falando mais alto e julgaram que seria melhor a minha saída.

Por que entrar na política?
Túlio: Entrei porque gostaria de contribuir com o povo de Goiânia. Fui eleito o terceiro vereador mais votado, graças a minha enorme popularidade aqui. Sou o vereador que mais apresenta projeto de lei na Câmara e cobro total transparência da prefeitura. Tenho pretensões de permanecer na política e conseguir implantar o Instituto Túlio Maravilha.

O que é o Instituto Túlio Maravilha?
Túlio: O Instituto é uma espécie de Vila Olímpica que vai abrigar a todas as modalidades olímpicas e vai ficar a disposição das crianças e adolescentes, para que possam crescer tendo a oportunidade de praticar esportes, longe da marginalidade e das drogas.

Como encarar os críticos de plantão que ficam desmerecendo os gols e a sua carreira?
Túlio: Trato isto com naturalidade. É muito fácil vender jornal falando de coisas ruins do que boas. Por isso as críticas não me atrapalham e só me servem de incentivo para prosseguir em minha carreira de jogador e na política. Sempre fui um profissional honesto, trabalhador que sempre alcancei os meus objetivos graças ao meu suor.

Milésimo gol?
Túlio: Este objetivo está traçado e vai acontecer mais cedo ou mais tarde. Já está tudo encaminhado com o Botafogo para ser lá no Estádio Engenhão. Por enquanto vou fazendo meus gols aqui na filial do Botafogo de Brasília até chegar o grande momento.

23 comentários:

Rodrigo Federman disse...

Fernando, meus parabéns pela entrevista, cara!
Excelentes perguntas e claro, respostas na ponta da língua do maior ídolo que eu vi jogar no Botafogo!
Abs e SA!!!

Linkin Leo disse...

Que grande furo Fernando, meus parabéns pelo seu feito, e a entrevista foi bem elaborada , sem sensacionalismo, e bem objetiva!
S.A...

Fernando Gonzaga disse...

ainda na entrevista, o Túlio disse que o futebol de hoje em dia está muito metódico, os jogadores não tem coragem de falar nada e que isso deixa o esporte muito monótono...Túlio revelou que seus melhores parceiros de ataque foram Niltinho (Goiás), Donizete (Botafogo) e o Wando (Vila Nova)...sobre ser um artilheiro falastrão, Túlio diz que o futebol precisa de alguém polêmico, através do seu bom humor, ele diz ser um dos maiores marqueteiros do futebol mundial, "só eu seu sei valorizar o que eu tenho a oferecer"...faço pelo bem do esporte e não para menosprezar ninguém...

abraço a todos!!!

Ruy Moura disse...

MUITO BOM!!! MUITO BOM!!!

Vou referenciar no meu blogue Mundo Botafogo.

Abraços Gloriosos!

Lewis Kharms disse...

Parabéns, Fernando!

"...o futebol de hoje em dia está muito metódico, os jogadores não tem coragem de falar nada e que isso deixa o esporte muito monótono..."

Esse é o Túlio!

- Quantos gols, hoje, Túlio?
- Um.
- No jogo passado vc disse que is fazer 2 e fez...
- É, mas hoje é só um.

E cumpria.

Saudações alvinegras!

Caíque L. disse...

Parabéns Fernando
Excelente entrevista !!

Abraços

Anônimo disse...

Parabéns pela entrevista. Curiosidades sobre o artilheiro Túlio Maravilha que muitas pessoas gostariam de saber.

Abraço

giropeloesporte.blogspot.com

Blog do Vascão disse...

O cara é uma lenda viva, assim como Dadá, são personagens fora dos gramados que nos trazem muita alegria e dentro de campo sempre honrrram a camisa que vestiam.

Parabéns pela entrevista, ficou show de bola além de mostrar que Túlio não é só inrreverência, mas sim um cara humilde e bom carater.

Abraço
Jeferson

Ricardo Oliveira disse...

Show de bola, Fernando.

Uma entrevista para ser apreciada em cada resposta. Meus parabéns pelo trabalho. Qualquer botafoguense vai dedicar seu tempo a ler toda a conversa.

Abraços.

Mestre Benicha disse...

Fala Fernando!!

Parabéns pela entrevista cara, está sensacional, nivel profissional mesmo!!

E a figura escolhida para ser entrevistada não poderia ser mais adequada para esse blog, o grande Túlio Maravilha.

Parabens cara, continue trilhando esse caminho bem sucedido!

Peço mil desculpas pelo sumiço. Estou enrolado até os cabelos e a falta de tempo me manteve afastado durante todo esse tempo da blogosfera. Prometo passar aqui mais vezes, mesmo que não atualize lá o meu blog, ok?

Aproveito que já estou aqui e peço pra que vc visite também o Rio Futebol, se puder! Demorei, mas consegui atualizar novamente, rs!

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

Michel Farias disse...

Parabéns Fernandão... Perguntas bem elaboradas e o principal, o entrevistado com bastante carisma.

Abraço Fernando, não deixe de escutar o DEBATSPORTS... divulgamos sua entrevista.

http://debatsports.blogspot.com/

Daniel Leite disse...

Muito bacana a entrevista, Fernando! O feito, aliás, é significativo. Não é qualquer um que tem acesso a um dos maiores ídolos da história do time pelo qual torce.

Minha única ressalva é que acredito ser banal essa história de gol 1000. Sempre é algo empurrado, ajeitado, e o jogador sempre se põe a atuar por clubes sem expressão em campeonatos ainda mais inexpressivos.

Mesmo assim, cada atleta tem o direito de traçar seus próprios objetivos. Se ele acha que o gol 1000, pura e simplesmente, vai acrescentar algo à carreira, que vá em frente.

Muito bom ver que Túlio é realmente alguém bacana. Também sou fã dele.

Abraço!

http://ortodoxoemoderno.blogspot.com

Futebol ao Cubo disse...

Cara, sensacional, que belíssima entrevista!

Túlio faz falta, mas no futebol nojento de hoje em dia ele daria uma entrevista ao final de um jogo e no dia seguinte iríamos ler: "STJD julgará declaração de Túlio". Ele faz bem em estar num time afastado dos grandes centros, jogando por amor ao futebol, não vejo nenhum mal nisso.


Abraços! E parabéns, mais uma vez!

Claudio Henrique disse...

Muito bom Fernando parabéns pela entrevista. Apesar do Túlio ter acabado com meu Santos em 1995 (título questionado até hoje) admiro esse cara. Parece ser mesmo boa gente assim como você disse.


Abraços

Wilson Oliveira disse...

Parabens Fernando!!!
Ficou muito boa mesmo.

E a parte que mais me chamou atenção foi essa:

"Maior arrependimento?
Túlio: Com certeza foi ter deixado o Botafogo em 1997. Se pudesse voltar no tempo, eu teria abdicado de tudo para seguir no glorioso e me tornar um ícone no clube, assim como Rogério Ceni e Marcos são para seus clubes. Mas aquele negócio de um novo desafio na carreira mexeu comigo e eu acabei fazendo a escolha errada. Senão estaria até hoje lá, já teria quebrado os recordes e teria feito o milésimo gol."


Seria interessante os jogadores mais novos lerem isso. Hoje em dia o cara já começa a carreira pensando num contrato milionário, na ida pra Europa ou então, ficam mudando de times aqui no Brasil sempre remendando um novo contratozinho.

Muitos conseguem e acabam fazendo história. Mas muitos outros acabam levando sua carreira ao esquecimento da mídia e se aposentam como apenas mais um jogador de futebol que passou pelo esporte.

Sem contar que hoje ninguém mais liga pra ser ídolo de um clube.

Mas quem garante, que lá no final, quando o cara chega ao fim desse ciclo como jogador de futebol, ele nao se arrependa de nao ter criado nenhum vínculo com nenhum clube?

O nosso futebol agradeceria e muito se os jogadores soubessem planejar melhor suas carreiras.

E foi muito ver essas respostas do Túlio. Desfiz alguns preconceitos que eu tinha com relação a ele.

*****
Fernando, divulguei essa sua entrevista lá no DEBATSPORTS. Dá uma moral lá:

http://debatsports.blogspot.com

Vinicius Grissi disse...

Parabéns pela entrevista! Imagino o quanto deve ter sido importante e bacana para você. Mais do que trazer um conteúdo bacana e algumas "novidades" sobre o Túlio para os leitores do blog, uma realização pessoal conhecer um grande ídolo.

Sucesso total!

Parabéns mais uma vez. Ficou muito bacana.

snoopy em p/b disse...

meu amigo,
meus parabéns!
você fez perguntas que fogem da rotina e o túlio, como sempre, não fugiu da raia.
de novo: meus parabéns!

esse é um tal de túlio maravilha.... fantástico!

abração e sds. botafoguenses!!!

Fernando Gonzaga disse...

só tenho a agradecer a todos pelo apoio e carinho...a entrevista com o Túlio foi um sucesso...este foi um momento único que ficará guardado em minha memória pro resto da minha vida...

grande abraço a todos!!!

André Peixoto disse...

Fernando, gostaria de te parabenizar pela excelenet entrevista, ficou muito bacana. Concordo com o Túlio quando ele diz ter sido injustiçado no Vila de Goiás. Vacilo da diretoria que perdeu um goleador. Sobre o gol mil...eu duvido. Acredito que num vai dar não. Visite o quadro "Pergunte para o ET" no nosso blog.

Impasse Livre disse...

Execelente bate-bola , fernando. lúcido , criativo e não deixando o objetivo da informação de lado. Texto fácil e agradavel ao leitor,.Nota dez1 abs, leandro

Álan leite disse...

Grande Fernando,

Excelente entrevista, de fácil leitura, e com a franqueza habitual do Maravilha. A explicação a respeito do problema do Gottardo demonstrou não ter sido apenas vaidade, e sim preocupação com a repercussão de suas declarações. Muito bom saber que até as pazes já foram feitas.

Parabéns meu amigo,

Sonho aliado ao profissionalismo,

SAN!!!!!

Daniel Reiner disse...

Fiquei com inveja (boa) de você, cara. O Túlio é um dos poucos "ídolos" que eu tive no futebol, apesar da passagem relâmpago dele pelo "meu" Cruzeiro.
Parabéns pelo trabalho!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.