sexta-feira, 18 de julho de 2008

Comendo pelas beiradas


Quando fomos surpreendidos a algumas rodadas atrás, com um humilde empate entre o atual bicampeão São Paulo, diante do modesto Ipatinga, em pleno Morumbi, certamente imaginamos que o tricolor já não era mais o mesmo. Mas o que dizer deste time, após vencer os duelos contra Palmeiras e Vitória, ambos em posições acima do São Paulo. Até parece que o empate com o lanterna e posteriormente uma derrota frente ao Náutico, foram propositalmente calculada, para passar uma imagem fictícia do enfraquecimento do time do Morumbi.
Basta uma rápida análise sobre os resultados do tricolor e veremos que o clube, se não continua o mesmo dos anos anteriores, porém, sabe a fórmula mágica de como administrar uma boa campanha. A grande diferença do grupo de Muricy, se mede em duelos decisivos. O São Paulo dificilmente perde pontos para concorrentes diretos. Por exemplo, venceu Palmeiras, Vitória e Flamengo, aliás, diante dos dois rubros negros jogou fora de casa, além de um empate contra o Cruzeiro no Mineirão. O time cresce conforme a dimensão e importância do confronto.
O elenco é até mais modesto que dos campeonatos anteriores, mas o comandante permanece intacto e tem plena consciência de quando pode falhar e de quando precisa agir. Seu estilo de jogo pragmático é até cansativo de ver em determinadas ocasiões, mas é o típico futebol de resultado. Uma defesa sólida e bem protegida, que depende muito da bola parada ou de alguma jogada rápida de Borges, Dagoberto ou mesmo do talentoso Hernanes. Até o meia Hugo que freqüentou a lista de dispensas no início do ano, vem convencendo, assim como Éder Luís que demorou a desencantar, mas que agora, aparece como uma boa opção ofensiva.
É cedo demais, para afirmar se novamente o São Paulo aos poucos subirá degrau a degrau, até tomar a liderança e partir rumo ao tricampeonato. Mas que o clube deixa sinais de vir comendo pelas beiradas, matando seus principais rivais, isto é inegável. Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras e Grêmio sequer podem pensar em cochilar, pois logo atrás vem o trem são-paulino, que conhece como ninguém os trilhos que levam a conquista da competição.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas se vc for analisar todos os times do campeonato,vc vai perceber que todos possuem elencos mais frageis em relação a anos anteriores. De fato, o campeonato brasileiro está nivelado por baixo. Acredito que o diferencial do Sao Paulo em relação aos outros seja a organização/planejamento.
Num futuro próximo a CBF terá que mudar a fórmula de disputa do campeonato, pois ao meu ver, o time paulista é favorito a mais um titulo brasileiro neste ano, e possivelmente se transformará em um papa titulos de campeonatos nacionais. Isso, pra minha tristeza, é claro.

Anônimo disse...

Por mais que eu não goste da pessoa extremamente arrogante que o Muricy se apresenta, devo enaltecer o trabalho que o mesmo vem fazendo com essa equipe. Que na minha concepção de futebol joga feio, porém com este futebol feio, sempre chega aos resultados positivos. Mas discordo do Gilson, acho que vários clubes se reforçaram, possuindo um plantel com qualidade e conseguindo até mesmo repatriar jogadores que apresentavam um bom nível no futebol europeu.