terça-feira, 30 de setembro de 2008

CHEGA DE VIVER DO PASSADO, É PRECISO ACORDAR


Amigos alvinegros, fomos uma equipe pequena durante muitos anos. Anos em que comemorávamos uma fuga do rebaixamento. Anos dos quais nossos adversários, não tinham qualquer tipo de respeito ao nos enfrentar. Hoje em dia, com parte do prestígio recuperado, nossos atos ainda são de equipe pequena. Equipe que não sabe fazer valer sua tradição e o peso de sua camisa. Equipe que vive das glórias do passado. Esse estereótipo parece estar intrínseco ao clube.

Atualmente, entrando em campo como um time covarde, que marca um gol e se fecha para segurar o resultado. Como se o placar de 1 a 0 fosse garantia de alguma coisa. Mas indico um culpado maior do que os jogadores e do que o próprio Ney Franco. Nossa amadora diretoria. Deles vieram as declarações no ano passado, insultando o time de frouxos, em péssima hora por sinal. Esta mesma diretoria que se deixa empolgar por uma série invicta e anuncia que o Botafogo vai brigar pelo título.

Com todo respeito ao Bebeto de Freitas, que reergueu o clube a beira do abismo, não dá pra se contentar com tão pouco. Não dá pra aceitar as contratações medíocres e os contratos mal firmados com nossos atletas. Assim como é incompreensível o descaso por nossas categorias de base. Quanto tempo que não revelamos bons nomes? No plantel, quem mais chama a atenção é o promissor goleiro Renan. Mesmo assim é muito pouco pra dimensão do Botafogo.

Se hoje temos a síndrome de marcar apenas um gol por jogo, é porque nossa mentalidade de time pequeno não nos permite progredir a horizontes maiores. Anunciar que o time é candidato ao título quando mal estava consolidado como o quarto colocado é se precipitar em seus objetivos. Como chegaríamos ao título se em nenhum momento avançamos para o segundo lugar? É preciso um passo de cada vez. A torcida tem consciência disso mas a diretoria não. Chega de falar na hora errada e tomar atitudes patéticas, como aquela cena do choro depois da derrota pro Flamengo no Estadual.

O Botafogo é uma das equipes mais tradicionais do Brasil e se comporta como principiante. Não fomos os únicos a cair para uma Série B. Nem somos os únicos a amargar um jejum de títulos. Já passou da hora de nossa diretoria acordar para a realidade. Basta começar pelos princípios básicos de qualquer clube. Planejar uma forma de aumentar o quadro de sócios e dar uma atenção especial as categorias de base. O resto se adquire com planejamento e organização. Falta deixar os interesses políticos e a vaidade de lado, para priorizar única e exclusivamente ao crescimento do clube. Somente assim, vamos nos libertar deste ambiente e deste consciência de time pequeno.

7 comentários:

Saulo disse...

Eu também já estou cansado de viver do passado. Até quando vamos ter jogadores e dirigentes que vão honrar e respeitar o Botafogo?
Quando o Botafogo vai acordar para a vida?
Quando vamos voltar a sorrir?
Acho que, essa e outras mais perguntas não terão uma resposta logo.

Fernando Gonzaga disse...

gente, não sei se peguei pesado, mas essa minha bronca não é de hoje....olhem quantas coisas deixamos de ganhar por causa de nosso amadorismo...

Pâm Cristina LF* disse...

Olá Fernando tudo bem?
Infelizmente existe muitos times que vivem das conquistas do passado!

Ao comentario do meu amigo Saulo Milleri, bom eu acho que o botafogo está fazendo um grande campeonato brasileiro, não entendi a revolta dele ;)

hehehe bom não só ele mas como a torcida do botafogo deve ter os seus motivos!

Abraços!!
=D

Aldevan Junior disse...

Amigo Fernando:

Não é só o seu Botafogo que cai nessa não... veja há quantos anos um time do Rio não ganha um título nacional...

O Flamengo ainda discute sobre o embroglio de 1987... será possível que já não se esqueceu isso?

O futebol de hoje será passador no fututo. E nossos times estão deixando um passado vazio, necessitado de glorias.

Abraço! O Caneta voltou!

Marcel Jabbour disse...

Concordo com a Pâm SãoPauliNa-RP. Acho que o Botafogo faz boa campanha. Mas na hora do "algo mais", o Botafogo titubeou contra Náutico, Vasco e por aí vai. Era hora de se firmar como um dos candidatos ao título, que o Botafogo ensaia há alguns anos. Antes a culpa caia sobre o Cuca, que tinha a fama de pé-frio. De quem é a culpa agora?

Muito bom seu blog! Parabéns, mesmo.

Abraços

diletra.blogspot.com

Vinicius Grissi disse...

O Botafogo precisa urgente ganhar um título importante para deixar a síndrome de time derrotado para trás.

Saulo disse...

Talvez, estou sendo muito exigente com o futebol do Botafogo, mas nós botafoguenses estamos acostumados com títulos, assim como outros times grandes pelo Brasil. Quando esse título não vem por muito tempo, ficamos com muita revolta. Eu e milhares de botafoguenses espalhados pelo Brasil queremos o bem para esse clube que tanto amamos e não podemos viver do passado. Sei que houve uma pequena melhora desde quando o Botafogo caiu para a série B, mas precisa melhorar muita mais.