domingo, 1 de março de 2009

UM TÍTULO PARA COROAR O BOM PLANEJAMENTO

Nada como um título para coroar o planejamento sério desta nova Diretoria. A estratégia da redução de custos e da montagem de um novo elenco para 2009, deixou a todos com a pulga atrás da orelha para a nova versão do clube. Os renomados jogadores deixaram à equipe sem deixar saudades. O centrado Maurício Assumpção vestiu a camisa e se comprometeu a reerguer o glorioso, mesmo que isto demorasse algum tempo. Mas esta conquista aponta um saldo de acertos muito maiores do que erros cometidos.

É claro que este não é o time ideal para o alvinegro, mas como um início de trabalho está de bom tamanho. Os rivais superiores tecnicamente, sucumbiram nos gramados e assistiram pela TV, o Botafogo vencer fácil o Resende. Daqui em diante, é outra competição que está em jogo. Todos querendo apagar os fracassos vislumbrando um lugar na final contra o glorioso. A Taça Rio para o Botafogo, é a oportunidade de acertar o grupo e até testar alternativas, e porque não, conquistar o segundo turno e garantir antecipadamente o título estadual.

Para o decorrer do ano, o elenco ainda carece de um zagueiro mais seguro, um lateral esquerdo de origem, alguém para ajudar o Maicossuel na criação e uma nova opção para o ataque. Do time considerado incógnita antes do campeonato, alguns nomes superaram as expectativas e se encaixaram muito bem no grupo. Caso dos volantes Fahel e Batista, do meia Maicossuel e do atacante Victor Simões, que se tornou o goleador da equipe. Reinaldo que foi contratado para ser a estrela, aos poucos está mostrando seu valor, embora peque pela afobação na hora das conclusões.

Leandro Guerreiro voltou aos velhos tempos e foi um dos destaques da decisão ao lado de Maicossuel, que comandou boa parte dos ataques e depois abusou da individualidade. Ainda carecendo de alguns ajustes, este primeiro passo foi bem dado, acredito que com a chegada de mais 4 ou 5 peças, este mesmo grupo poderá trazer alegrias ao torcedor, já em relação ao desfecho do Campeonato Carioca, será preciso além de superação técnica, uma superação emocional do conjunto, que está marcado por tremer na hora H.

14 comentários:

Rodrigo Federman disse...

Fernando, um dia inesquecível! Uma festa linda!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

É pertinente citar o planejamento. Gostei de ver o futebol carioca se renovando com uma diretoria séria. Quem vê de longe, como eu, nota as bisonhices dos fanfarões Márcio Braga e Kléber Leite, a boca de caçapa do Horcades e a falta de preparo do Dinamite. Fora Eurico Miranda, impregnado ao nome do Vasco. Essa diretoria botafoguense soube manter o técnico, as peças boas e agregar jogadores baratos e de muita qualidade. Assunpção me parece ser muito realista e sensato. Todos os méritos à ele, sua diretoria, comissão técnica, jogadores e, principalmente, à torcida do Botafogo. 75.000 não é pra qualquer torcida.

Abçs.

Anônimo disse...

Por falar em diretoria, vocês sente saudades do Bebeto de Freitas? Esse senhor aclamado pelos jornalistões está armando uma bomba-relógio no Atlético-MG. Montou um time relativamente caro antes de buscar investidores e parceiros pra finaciar. O clube não tem patrocinador e a bomba vai estourar no meio do ano. Podem aguardar.

Wilson Oliveira disse...

Excelente texto.

É exatamente isso, Fernando. A diretoria mudou o rumo administrativo do Bota. Está atuando de forma mais humilde, de acordo com as dificuldades e parece colher um bom resultado.

Mas é dificil o campeão da Guanabara ser campeão tambem da Taça Rio.

Vamos ver...

Abs!

Vinicius Grissi disse...

Trabalho fantástico, mais uma vez, do ótimo técnico Ney Franco. É um baita treinador! E o Botafogo está no caminho certo. Deve melhorar ainda mais agora, menos pressionado.

snoopy em p/b disse...

excelente texto, fernando.
o melhor que já vi aqui.

e, como disse o hugo, 75.000 não é pra qualquer um.

parabéns a todos!

Anônimo disse...

Cara,
Tah certo que o time tem q comemorar e festejar a garantia de estar na final do estadual, de já ter feito meia caminhada rumo a conquista do Carioca, mas dai chamar isso de Título já é de mais. Nem mesmo no nosso fraquíssimo campeonato catarinense, não foi inventado nenhum nome para enaltecer a conquista de apenas um turno do campeonato.
Parabenizo o botafogo pela regularidade, pelo padrão de jogo, compromentimento e pela sequência do trabalho que vem sendo dado, mas não pela conquista da Taça Guanabara, titulo que apenas serve para iludir os torcedores e fazê-los crer que o clube ganhou alguma coisa durante o ano. Os clubes cariocas tem que aumejar muito mais do que a conquista de um dos turnos do estadual.

Abraços.

Gil disse...

Fernando,

É CAMPEÃO!!!
O Leandro GUERREIRO foi um dos poucos a ficar e acreditar na nova diretoria. Ele e nós merecemos muitos títulos.
A frapress vai ter que engolir e divulgar que 75.000 é o maior público do Brasil, nesse ano.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Anônimo disse...

Fala Fernando! To de volta!

E numa hora Gloriosíssima....

Título mais do que merecido para o Fogão e se as coisas continuarem caminhando rumo ao profissionalismo, o ano de 2009 pode ser de conquistas maiores para o Glorioso...

Um abraço, amigo!

Vinícius Barros disse...

3 anos... anota aí... em 3 anos vamos atingir a estrutura de Cruzeiro, Inter e os demais... Maurício Assumpção é o profissionalismo em pessoas... mesmo inexperiente, vem dando show de organização!

FOGOOOOOOOO!

S.A.!

Ricardo Oliveira disse...

Fala, Fernando.

Descobri seu blog passeando por aí. Dê uma passada no meu depois, temos algo em comum, também sou botafoguense e estou feliz com o título.

Abraços

www.futebolcariocaoficial.blogspot.com

Impasse Livre disse...

Mas, não esqueçam: O bebeto arrumou a casa administrativamente antes, revelou esses juniores que estão aí e conquistou o engenhão. essa diretoria é mnos ousada e mais pé no chão! o time é apenas mediano. anivel nacional vai penar. mas por enquanto é só festa.

Almirante disse...

Parabéns ao Botafogo, foi feita a justiça em relação ao único time que chegou as fases finais por seu próprios méritos.

Anônimo disse...

Maldita, o Bebeto armou uma bomba-relógio financeira no Botafogo, deixou as categorias de base minguarem e cascou fora. Está fazendo o mesmo agora no Atlético-MG. Não acho o Botafogo favorito ao título brasileiro, mas um time "mediano", como vc falou, se sai muito bem num torneio tão morrinhento e ruim. Quem pode penar é a dupla Flamengo e Fluminense. Abraços.