terça-feira, 17 de março de 2009

HÁ MALES QUE VEM PARA O BEM

A crise econômica mundial afeta a todos os segmentos inclusive o futebol, que sente na pele, ou no bolso, a escassez de verbas para investimentos. Com a carência de capital não há novos negócios, não há aquisições, muito menos contratos de patrocínios. Mas analisando por outro aspecto, esta é a causa que está evitando a debandada de jogadores brasileiros ao exterior. Na última janela de transferências, o arrombo foi reduzido se comparado há anos anteriores. Destaques do último Brasileirão como Keirrison, Hernanes, Ramires e Nilmar permaneceram em seus respectivos clubes.

E a crise deve refletir ainda mais nesta próxima janela, que se abre na metade do ano. O que em termos é positivo para o futebol nacional, pois é justamente nesta época onde as equipes perdem seus bons nomes e ficam desfiguradas. A tendência é de que a importação prevaleça à exportação de atletas. Somente quem forçar sua saída ao exterior deve acabar saindo. A princípio, o Campeonato Brasileiro de 2009 será cheio de estrelas como não se havia há muito tempo. Até na Europa, os clubes tendem a maneirar nas contratações, especialmente quem depende do respaldo financeiro de patrocinadores.

O Brasil como país exportador de talentos, pode pela primeira vez se dar o luxo de manter seus destaques por um tempo maior, prolongando a presença deles em território nacional. Mesmo que isso não signifique o fortalecimento da saúde financeira dos clubes, significa para o torcedor, a confiança em uma equipe duradoura, com menos riscos de perda dos seus craques e referências. Pode até parecer irônico, mas o que pode parecer ruim e trágico para o planeta inteiro, pode ser motivo de alegria do torcedor brasileiro. Como bem diz um velho ditado, “Há males que vem para o bem”.

4 comentários:

Blu disse...

Muito legal a sua observação, Fernando. Olhando do ponto de vista futebolístico, realmente a crise impediu o enfraquecimento do futebol nacional.

Contudo, nem precisamos citar aqui todos os problemas que essa crise tem causado na vida das pessoas, né?

Então nem acho legal. Futebol é entretenimento, não tem relevância social nenhuma. O desemprego causado pela crise sim, esse tem.

Lembrando: entendi o que você quis dizer e concordo. Só completei dizendo que a crise não é legal. hehe

Abraço!

Anônimo disse...

Muito pertinente,FERNANDO.Deveremos ter um do Campeonato Brasileiro com a melhor qualidade técnica dos últimos anos. FORTE ABRAÇO!

Wilson Oliveira disse...

O Flamengo é um time que sempre esta em crise. E por incrivel que pareça, ate quando todos estão em crise, o Fla vai pela contra-mão. Essa teoria não pode ser aplicada ao rubro-negro que deve ser desmanchado no meio do ano.

Mas fora esse caso especifico, é válida a afirmação de que a crise economica mundial, irá fortalecer o futebol brasileiro.

E só uma obs: Keirrison não permaneceu no seu clube. Ele era do Coxa e agora estão no Palmeiras!

Abs Fernando!

Vinicius Grissi disse...

O Brasil tem tudo para ter um dos melhores anos de sua história graças a esta crise. Grandes craques estão e devem ficar por aqui.